Preventivo ou papanicolau. Toda mulher já ouviu falar desse exame, ou ao ir ao ginecologista, ou entre amigas, ou mesmo de algum outro especialista que resolveu lembrá-la: mulheres com a vida sexual ativa, principalmente após os 25 anos devem fazê-lo obrigatoriamente.

O assunto é muito sério: fazer o exame pode prevenir doenças e a mais séria de todas: o câncer do colo do útero.

Mas, o que é esse exame? De quanto em quanto tempo deve ser feito? Como é feito? Vamos descobrir as características principais e entender mais desse exame essencial para todas as mulheres.

Aqui você sabe mais sobre: exame preventivo, saúde da mulher, papanicolau, consulta co ginecologista.

 

O que é o preventivo?

Como o próprio nome diz, é um exame essencial na prevenção do câncer do colo do útero, principalmente. Mas, muitas outras doenças podem ser detectadas, por meio do exame. Ele ajuda a diagnosticar:

  • inflamações ou infecções vaginais

  • doenças sexualmente transmissíveis como sífilis, clamídia, candidíase, HPV entre outras

 

Como é feito o preventivo

Na visita ao ginecologista, o  especialista vai identificar há quanto tempo a paciente fez o exame, que é realizado a cada um ano - a não ser quando o médico detecta a necessidade de fazer antes.

Após as duas primeiras vezes que o exame é feito, o médico vai avaliar se é necessário fazê-lo anualmente. A necessidade também varia de acordo com a idade - começa a ser necessário com 25 anos, até os 59 anos. Mulheres grávidas devem fazer o exame, de acordo com o que o médico determinar.

Caso a mulher nunca tenha tido relações sexuais, é possível realizar o exame, mas com cuidados especiais.

O Preventivo é feito dentro do consultório da seguinte forma:

No consultório:

  1. primeiro é realizado um exame visual da vulva, com a ajuda de um aparelho (colposcópio)

  2. um outro aparelho é utilizado (espéculo ou "bico de pato"), dessa vez introduzido na vagina

  3. Com a ajuda de uma espátula o colo do útero é levemente "raspado"para a coleta de uma amostra. Algumas mulheres relatam um leve incômodo, mas o exame não dói - o incômodo pode acontecer pela leve  raspagem".

Pronto. Essa é a parte do consultório.

O resultado:

Depois de ser coletada a amostra, ela vai ser examinada em microscópio em laboratorio. Se houver alguma alteração, ela vai ser analisada antes de resultado chegar ao ginecologista. Ele pode demorar de 3 a 14 dias pra ficar pronto.

É o seu médico que vai analisar o resultado, mas de forma geral ele vai de Classe I, em que o colo do útero está normal até a classe V, que aponta presença de câncer de colo do útero.
 

Lembre-se de falar ao médico

Seu médico vai fazer a anamnese (perguntas para entender seu histórico), mas existem alguns detalhes que você deve saber antes de fazer o exame:

  1. Relações sexuais: não se deve ter relações por 3 dias antes do exame

  2. Duchas vaginais, cremes vaginais: não usar por 3 dias antes

  3. Exames ginecológicos com toque: não devem ser feitos por 3 dias antes

  4. Virgindade: é necessário o médico saber se a mulher já teve ou não relações sexuais

  5. Vida sexual: toda mulher com vida sexual ativa deve fazer, com frequência (definida pelo médico), o exame

  6. Menstruação: a mulher não deve fazer o exame no período menstrual

Preventivo em clínica popular

O exame preventivo é muito importante pra saúde da mulher. Como sempre falamos, a prevenção é a melhor forma de cuidado com seu corpo.

Se você ficou com alguma dúvida sobre o exame, marque uma consulta com seu ginecologista. Aqui na ACCEB, além do preventivo em clínica popular, você também conta com exames laboratoriais. Entre em contato com nosso WhatsApp Agenda: (91)99126.9882 para agendar exame ou consulta.